segunda-feira, 19 de julho de 2010

Água é vida. Privatizar é crime

Artigo escrito por Washington Fraga publicado no jornal Diário da Manhã, edição do dia 19 de julho.


Água é vida. Não pode virar commodities. A manutenção da Saneago sob tutela estatal é estratégica para o desenvolvimento do Estado e para garantir a qualidade de vida aos habitantes. Não há meio termo. A proposta da Prefeitura de Rio Verde de romper com a empresa e abrir licitação para a exploração dos serviços de água e esgoto no município do sudoeste goiano está na contramão da História. Privatizar não é o caminho. É crime. Onde isso ocorreu, o cidadão é quem pagou o pato com o aumento das tarifas e a redução da qualidade do serviço prestado.

Para evitar uma 'guerra de secessão', o que deve ocorrer é a ampliação dos investimentos da Saneago a curto, médio e longo prazos. Mais: a elaboração de planejamento estratégico para formatar a sua gestão. Nos 246 municípios goianos. Tudo para atender a demanda por serviços. É necessário ainda produzir uma reengenharia administrativa, com o estabelecimento do controle social, a criação de um conselho integrado por OAB, seção de Goiás, Ministério Público e entidades sindicais para fiscalizar os atos administrativos. Além de Plano de Carreira para acabar com as indicações políticas para cargos de gestão na empresa.

Nada de terceirização de serviços para engordar caixas de empresas privadas. O ingresso na empresa e no serviço público, determina a Constituição Federal promulgada em 1988, é pela porta da frente: concurso público. Saneago e Celg também não podem financiar atividades que não se encaixem em sua finalidade social, que é fomentar o desenvolvimento, promover o progresso e oferecer serviços de qualidade. Oxigenar o Estado: uma de nossas propostas é estabelecer eleições diretas para os cargos de secretários de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente.

Em nome dos direitos humanos, é preciso ainda condenar a violência policial. Humanizar as polícias militar e civil em Goiás. Com um programa republicano e de defesa do serviço público, valorizaremos o funcionalismo estadual. Contra o latifúndio, o nosso projeto prevê investimentos na agricultura familiar. Apoio aos sem-terras e sem-teto, transporte decente de qualidade, universalização da moradia também constituem bandeiras da coligação Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).

Com uma plataforma ética, contemporânea, republicana, democrática e socialista queremos dialogar com a sociedade civil. Em Goiás. No Brasil, ao lado de Plínio Arruda Sampaio, um dos ícones em defesa da reforma agrária e por um País mais justo e menos desigual. Afinal, construir um novo amanhã é possível. Avançaremos para atender as reivindicações econômicas, sociais, políticas e culturais. Esse é o nosso compromisso programático. Não é apenas uma promessa de palanque eleitoral. Sonhos, acredite neles. Goiás para você, não para eles.

Washington Fraga é candidato a governador de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário